terça-feira, 3 de novembro de 2009

Entidades preparam propostas para a parceria com Unisul

Presidentes dos Sindicatos e coordenadores dos Núcleos Setoriais secretariados pela Acit (Associação Empresarial de Tubarão) estiveram reunidos hoje na entidade, com o presidente Eduardo Silvério Nunes e o secretário de indústria e comércio de Tubarão, Estener Soratto Júnior. O objetivo foi traçar diretrizes para a reunião que acontecerá dia 11 de novembro, na Unisul, em continuidade ao encontro ocorrido na semana passada, na Universidade, a fim de somar esforços pelo desenvolvimento do município.

Na reunião de hoje, foi abordada a necessidade de capacitação não só de mão-de-obra, mas também dos gestores, bem como a abertura da Universidade para projetos que atendam outras demandas da classe empresarial e da sociedade.

A partir desta conversa, serão levantadas entre os integrantes dos Sindicatos e Núcleos, as necessidades de cursos e treinamentos para os segmentos envolvidos, para então, no dia 11, serem apresentadas à Universidade, que sinalizou a criação, até 2011, de pelo menos cinco cursos técnicos e cinco profissionalizantes com base nestas demandas apresentadas.

Há ainda a possibilidade dos empresários e do poder público fazerem sugestões nas grades dos cursos superiores oferecidos pela Unisul, a fim de que se voltem ainda mais à prática do mercado de trabalho.

Com informações da AI/Acit

A torneira que não quer fechar

A Controladoria Geral da União tem fiscalizado o repasse de recursos federais aos municípios brasileiros. Até agora 30% foram fiscalizados e os números não são nada satisfatórios. Os escândalos de corrupção já começam nos municípios brasileiros.

Muito se fala e se dá destaque para os escândalos no Congresso Nacional e Senado Federal. Desvio de dinheiro que atinge números estratosféricos. Só que a investigação que a Controladoria Geral da União vem fazendo nos municípios brasileiros indica que o problema começa bem mais perto, no nosso quintal.

Cerca de 95% das cidades visitadas até agora pelos fiscais do CGU apresentam algum tipo de irregularidade administrativa. São licitações fraudadas, comprovação de gastos com notas frias e falsas e apropriação indevida dos recursos públicos.

O orçamento da União destina aos mais de 5.600 municípios brasileiros cerca de R$ 90 bilhões. É muito dinheiro e pouca fiscalização. Não se sabe, por exemplo, quando os fiscais da União voltarão aos municípios. E mais, a escolha das cidades é feita por sorteio porque não se tem condições de visitar todas.

Eu não estou falando aqui de nenhum caso específico de nossa região, mas estou falando de um alerta que é preciso fazer. Somente a sociedade unida e mobilizada pode contribuir para mudar esta realidade.

Se cobra, e muito, pela realização de obras e projetos. As prefeituras, com poucos recursos, tem que buscar dinheiro na esfera federal para realizar estes projetos. Mas quem fiscaliza?

A mesma sociedade que se une para cobrar também deve se unir para fiscalizar. Esta torneira de desperdício do dinheiro público tem que ser fechada. Se a Controladoria Geral da União não tem condições de fazer isso sozinha porque não receber ajuda da população?

Se vivemos uma época de prosperidade econômica e crescimento social como se propaga, precisamos garantir a aplicação dos recursos e diminuir os índices de corrupção para fazer que isso seja realmente uma realidade.

Leia mais...
Corrupção nanica, estrago gigante

Casos parecidos? Sistema ultrapassado

Quem viu as cenas de violência e tortura, exibidas pelo Fantástico, que aconteceram dentro do Presídio de São Pedro de Alcântara (SPA), pode ter lembrado de alguma semelhança com as denúncias feitas contra a Policia Militar e o próprio Deap em Tubarão?

A Policia Militar ainda precisa explicar o que aconteceu no dia 28 de agosto numa batida no Beco do Quilinho. A família de Ricardo Cipriano Diomar acusa os PMs de espancamento. Cipriano faleceu dias depois.

No Presídio Regional também houveram denúncias de abuso da força durante a realização de uma operação pente fino, quando foram encontradas armas, drogas e dinheiro. Os agentes da Deap estiveram em Tubarão.

O caso de SPA teve repercussão nacional e os envolvidos serão afastados enquanto é realizada a investigação. O mesmo foi pedido por aqui, mas sem o mesmo sucesso.

De um jeito ou de outro, os casos mostram que o sistema penitenciário é ultrapassado e não corrige ninguém. Mostram que a segurança da população precisa ser melhor tratada.

Ladrões e bandidos também são violentos com as vitimas, temos que lembrar disso, mas não se pode permitir que quem tem o compromisso de defender a população também seja parte disso.

Esclarecer e dar transparência é o melhor caminho.

Leia mais...
Governo de SC investiga tortura de presos

Pauta da Assembleia Legislativa, 3 de novembro

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

3 – Sessão especial em homenagem aos 40 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SC)
Local: Plenário
Horário: 19 horas

4 – Abertura da exposição de Arte Coletiva - artista Ludmila Rabelo Martins
Local: Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho
Horário: 19 horas

Categories