segunda-feira, 20 de abril de 2009

A reforma que interessa

Tramitam na Câmara dos Deputados dezenas de projetos que tratam da reforma universitária, cuja autoria envolve quase 30 parlamentares. Os principais PLs são 4212/04, do deputado Átila Lira (PSB-PI), 4221, do deputado João Matos (PMDB-SC) e 7.200/06, do Poder Executivo.

Na semana passada foi formada uma Comissão Especial da Reforma Universitária onde foram convidados ministros e representantes da UNE e outras entidades. Desta comissão espera-se um relatório, que reúna todos os projetos e sirva como um novo marco regulatório do ensino superior.

A reforma, não deve ser apenas um texto, mas deve realmente ser uma proposta que valorize o ensino superior e não ignore as outras etapas da educação brasileira. Penso que é impossível termos ensino superior de qualidade, sem ensino de base, também com qualidade.

O acesso ao ensino superior no Brasil aumentou muito nos últimos anos. É preciso pensar também em gerar crescimento econoômico. O que se vê hoje em dia é um grande número de pessoas com formação superior, mas desempregadas. A reforma também deve levar isso em consideração.

Um comentário:

  1. Olá, Rafael, tudo bem? Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre o uos de novas tecnologias em educação. Gostaria de fazer uma entrevista via e-mail com você, é possível? Em caso afirmativo, por favor, escreva para lucianak@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir

Categories