terça-feira, 30 de junho de 2009

Atitude macrorregional

Estamos há 15 meses das eleições de 2010, mas o cenário regional já está sendo desenhado por aqui. Quem quer ser candidato vai se articulando, agregando apoios e alianças para tentar o sucesso nas urnas. Mas quantos candidatos vamos ter por nossa região? Ou melhor, quantos candidatos a nossa região suporta para ter condições de eleger representantes? Quatro? Mais que isso?

Atualmente a Amurel tem três representantes na Assembléia Legislativa. Os deputados estaduais Joares Ponticelli, do PP, e Genésio Goulart e Ada de Luca, do PMDB, são candidatos naturais à reeleição. O ex-prefeito de Tubarão Carlos Stupp é pré-candidato pelo PSDB, o professor Douglas Antunes é pré-candidato pelo PSC e o secretario estadual de administração e ex-prefeito de Grão Pará, José Nei Ascari é pré-candidato pelo DEM. Até aí já são seis nomes, praticamente confirmados. O empresário Olávio Falchetti, também é cogitado para ser candidato pelo PT e até o início de 2010 outros nomes devem surgir.

Tenho perguntado aqui neste blog, e também para quem eu converso pessoalmente o que seria melhor. Ninguém arrisca dizer um numero certo, até porque todos os partidos têm direito de lançar um candidato.

Agora, se somarmos toda a região Sul temos na Assembléia sete deputados. Já tivemos dez em outras épocas. Ou seja, 25 por cento da casa. Então será que é melhor pensarmos isoladamente como microrregião, ou de forma mais abrangente como macrorregião? Nós eleitores pensarmos assim até que é fácil, mas é preciso que os senhores deputados acompanhem a ideia. Falar em Voto pela Amurel, Voto pela Amrec, Voto pela Amesc é fácil, do mesmo jeito que é falar em Voto pelo Sul. Difícil é agir assim e na hora de vamos ver, cada deputado trabalha por sua região e só.

Leia mais em:
Campanhas macrorregionais

3 comentários:

  1. Eduardo Daniel / http://geloemmarte.blogspot.com30 de junho de 2009 às 10:58

    A pergunta deveria ser:

    O que importa: qualidade ou quantidade?

    Eduardo Daniel
    jornalista

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,

    eu acho que a pergunta é válida também, e a reposta, pra mim, é os dois. Pois um bom deputado contra 39 ruins sempre vai levar a pior.

    Precisamos mesmo de melhores legisladores.

    ResponderExcluir

Categories