terça-feira, 23 de junho de 2009

Desenvolvimento integrado é a solução

A produção de peixes cresceu muito nos últimos anos na região de Araranguá. Os produtores construíram açudes, investiram, mas na hora de beneficiar a produção e colocar o produto no mercado tiveram dificuldades devido a falta de frigoríficos. Enquanto isso aqui na região de Laguna sobra gelo e espaço.

Já pensaram se o projeto de investimento nessa área fosse integrado?

É mais ou menos essa a ideia de um projeto que foi lançado ontem na S.D.R de Braço do Norte. O Projeto Prosperidade Sul Catarinense. Mas a grande preocupação das pessoas que estiveram lá ontem é de que esta ideia não seja apenas mais uma entra as tantas já lançadas. Bom, e o que este projeto tem de diferente dos outros.

Em primeiro lugar é a união das duas universidades do Sul do Estado. Unisul e Unesc foram convidadas para encabeçar o desafio e aceitaram. Em tempos que se fala de tanta rivalidade, ver as duas universidades juntas é realmente uma grande demonstração de vontade de fazer algo diferente e que ajude o sul do Estado.

Em segundo lugar o projeto não vai apresentar nenhum projeto novo. Como assim, nada de novo? Isso mesmo, a ideia é aproveitar tudo que já foi proposto, pensado e projetado em todos os cantos do Sul do Estado, de forma individualizada e realiza-los, mas agora de forma integrada.

O embrião de toda esta proposta foi lançado ainda no ano passado pelo secretario de articulação nacional, Geraldo Althoff. A ideia foi abraçada pelas universidades, as cinco Secretarias de Desenvolvimento Regional do Sul também se integraram e ainda ganharam o apoio do Grupo RBS.

Cinco seminários regionais vão ser realizados até o mês de novembro. O primeiro vai ser na quinta-feira em Braço do Norte. Depois de listadas as propostas vai ser a hora de arregaçar as mangas e trabalhar para que as ideias saiam do papel.

O Sul tem um dos consumos mais baixos de energia elétrica do Estado, o que significa que nossa força industrial, por exemplo, é muito fraca. Existem uma série de outros indicadores que podem mostrar o quanto nossa região precisa desenvolver e prosperar.

Precisamos melhorar a infra-estrutura, criar empregos com renda significativa, garantir qualidade de vida e sozinhos, cada um por si, fica muito difícil. Só com união é que se vai chegar a algum lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories