sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sacolas plásticas x sacolas retornáveis

Muito se fala em preservação ambientas e medidas que diminuam a poluição. Pois você já reparou na quantidade de sacolas plásticas que trazemos para casa logo depois de cada compra? Já reparou também que as campanhas feitas até agora para que as pessoas comprem as sacolas retornáveis não surtiram efeito?

Pois bem, enquanto os supermercados continuarem fornecendo as tais sacolas, pouca gente vai comprar a retornável. Em diversos países, as sacolas passaram a ser cobradas, com isso os consumidores buscaram alternativas.

Aqui em Santa Catarina, surgem informações de que em Xanxerê os supermercados já não mais fornecem as sacolas.

Mas para não ficar só ruim para os consumidores, vai uma sugestão. Que tal os supermercados estipularem um valor 'x' em compras para que o cliente ganhe uma sacola reciclável? Seria um estímulo às vendas e uma forma simpática de agradar o cliente e ajudar o meio ambiente.

Um comentário:

  1. Caro amigo Rafael Matos, descobri hoje seu blog e desde já parabenizo pelos textos.

    Sobre as sacolas, sempre que faço uma grande compra, o chamado "rancho", prefiro as caixas de papelão, embora muitas vezes o supermercado não possa me oferecer e, nas compras do dia-a-dia, não me importo em utilizar as sacolas plásticas, por um simples motivo: economizo com a compra de sacos para o lixo e não incentivo a produção do plástico em outra indústria.

    Talvez a real solução mesmo para o fim das sacolas plásticas e sacos de lixo, seria uma retomada de um hábito antigo: o caminhão do lixo recolher nossos resíduos diretamente do "latão".

    É uma medida complicada para os dias atuais? Sem dúvida, mas só assim, creio, conseguiríamos por fim às indesejáveis sacolas.

    ResponderExcluir

Categories