quinta-feira, 2 de julho de 2009

É preciso falar de segurança sempre

De vez em quando a gente fica assim, vivendo uns dias tranquilos, sem grandes e graves ocorrências, que dão a impressão de que está tudo calmo e controlado. De repente vem alguma bomba e agita a cidade. Aí todo mundo volta a falar e comentar o assunto.

Eu considero este tema segurança muito importante, mas que não tem a devida importância de todos. Geralmente, as pessoas só ficam indignadas com o assunto quando a violência atinge uma criança ou envolve alguém conhecido ou da família.

Você leitor, lembra dos últimos assassinatos ocorridos aqui em Tubarão/ Infelizmente, todos ligados com as drogas. A polícia agiu e aos poucos foi descobrindo os envolvidos com os crimes. Mas, e a causa do crime? Tem que se preocupar com os autores, mas também com a causa. Os traficantes e usuários continuam vendendo e consumindo. Este circulo vicioso alimenta outros crimes como pequenos e grandes furtos, violência doméstica e exploração sexual.

No meu entendimento há pouco envolvimento da cidade, pouca indignação com tantos assassinatos em tão pouco tempo. Ah só está morrendo gente envolvida com drogas. Só está morrendo ladrão? O que eu tenho com isso? Temos muito!

As drogas estão em todos os lugares. Estão nas famílias de baixa, média e alta renda. Quando vamos nos indignar? Quando morrer alguém que mora no centro da cidade? Quando morrer algum jovem que não é da periferia e ninguém desconfiava que estava metido com isso? Quando for o meu filho? Quando a minha casa for invadida? Não, não, eu não posso concordar e nem esperar por isso.

Temos que nos indignar sempre.

È por isso que eu admiro o trabalho realizado pelo Conselho de Segurança de Tubarão. Esse pessoal que se reúne todo mês e fica pensando em pequenos detalhes merece e precisa de mais apoio. Pode parecer inofensivo, chato e antiquado querer fechar os bares durante a madrugada, proibir a venda de bebida alcoólica em postos de gasolina e se preocupar com os futuros viadutos da BR-101. Pode parecer quando está tudo calmo. Mas quando vamos nos indignar junto com eles? Quando não der mais pra controlar? Espero que não seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories