quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um exemplo de desburocratização

O Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região e o Sebrae estão intensificando a divulgação do Empreendedor Individual. Este sistema permite o registro de pequenas empresas e negócios de maneira mais ágil e pouco burocrática. Profissionais autônomos com renda de até R$ 3 mil/mês podem tirar o negócio da informalidade e registrar até um empregado.

O presidente do Sindicont Marcos Mangerônio de Freitas informa que cerca de 300 mil pessoas em Santa Catarina podem se beneficiar do sistema.

Para se aderir ao Empreendedor Individual não existe nenhum custo, nem de impostos e nem de despesas com o contador indicado pelo Sindicont. Depois de inscrito o profissional terá acesso a CNPJ e se habilitará para obter financiamento, por exemplo. Depois pagará, por mês, taxas entre R$ 51 e 57 reais que incluem a cobertura dos benefícios previdenciários.

- O sistema permite a saída da informalidade e o crescimento do negócio - afirma Freitas.

Além disso o sistema significa uma grande desburocratização. Os registros de Empreendedor Individual tem sido liberados pela Junta Comercial em 48 horas. No sistema tradicional uma empresa nova precisa de 40 dias para ser registrada em Tubarão.

- Em algumas cidade chega a levar três meses - completa Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories