terça-feira, 17 de novembro de 2009

Não está proibido sair mais cedo

A conhecida Lei dos Bares foi aprovada e não tem mais volta. Tem gente comemorando, tem gente reclamando. Tem gente dizendo que a cidade vai ficar sem opções de lazer, outros dizem que estão interferindo no direito das pessoas.

Sei lá, se existe uma regulamentação para o horário de funcionamento do comercio, por exemplo, porque não se pode regular os horários de bares, restaurantes e casas noturnas? E mais ainda, porque não se pode controlar a venda de bebidas alcoólicas?

É uma decisão polêmica é verdade, mas copiamos tanta coisa do chamado mundo desenvolvido e porque não copiar aquilo que é bom. Sim, nos Estados Unidos por exemplo, não se compra bebida em supermercados e postos de gasolina. Lá só em estabelecimentos devidamente autorizados e fiscalizados.

Esta lei, é verdade, teria muito mais eficiência se fosse uma Lei nacional. Pois se as atrações noturnas fecham cedo por aqui, nada se impede que os que procuram por diversão sigam até as cidades vizinhas que, por enquanto, continuarão com horários liberados.

É assim também com a lei anti-fumo, que aos poucos vai sendo promulgada pelos municípios afora. E quem sabe esta lei dos bares não se espalhe também. Aí todo mundo começa e se divertir mais cedo. Porque não está proibido começar a festa, o baile, o show mais cedo. Será que ninguém entendeu isso?

Mas o pior de tudo destas leis que tentam impor um pouco de moral e bons costumes na sociedade é o motivo do surgimento delas.

A depreciação da educação, das famílias, das relações sociais gera esta sensação de que se pode tudo, a hora que se quer, que se pretende e que se danem as conseqüências! Será que os pais não poderiam impor os limites, antes mesmo das Leis?

Se é para se revoltar com o controle da hora de sair de casa, da hora que se volta, do local que se bebe, vamos nos revoltar também um pouco mais com a corrupção, com a péssima aplicação dos recursos arrecadados com os impostos, com as fila da saúde, com a situação das escolas e da segurança.

Tudo isso está relacionado com os nossos direitos e deveres e os jovens bem que poderiam estar preocupados com estes assuntos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories