quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tolerância zero por aqui também

Esta semana esteve no Brasil o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, para proferir palestras em eventos para prefeitos e outros gestores públicos. Uma delas foi em Florianópolis.

Giuliani ficou conhecido em todo o mundo por ter sido o prefeito que conseguiu reduzir os índices de criminalidade nesta grande cidade dos Estados Unidos. Ao assumir o cargo em 1993 os crimes foram reduzidos em 57 por cento e os assassinatos em 65 por cento.

Pois bem, este trabalho foi o foco da fala de Giuliani na capital catarinense. Ele também falou em Curitiba, onde o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini (PSDB) teve a oportunidade de ouvi-lo.

Entre as tantas coisas que ele disse e que foram divulgadas pela mídia, e também pelo próprio Bertoncini, foi destacada a questão da informação. Giuliani disse que para combater o crime é preciso uma polícia bem informada. Ele chegou a falar do exemplo da divisão brasileira, onde temos polícia civil, militar e federal. Falou que é importante que elas troquem informações entre si para garantir um passo a frente aos criminosos e assim melhorar as ações de prevenção.

Espero que as palavras de Giuliani tenham sido ouvidas e bem anotadas para se verificar o que é possível colocar em pratica. Este ano em Tubarão, já tivemos nove assassinatos. Isso significa um crescimento de 900% nos últimos dois anos.

Vamos nos contentar com estes números até quando? Tubarão ainda não é a Nova Iorque dos anos 80, mas também já não é mais tranqüila como antes. Que tal uma tolerância zero por aqui também?

Leia mais...
Rudolph Giuliani toca na ferida da ação coordenada
O homem da tolerância zero em Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories