quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2010 igual a 2009?

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Tubarão iniciam 2010 quase do mesmo jeito que em 2009. Com polêmica em torno da presidência da casa e dois blocos bem divididos.

João Fernandes (PSDB) assumiu o cargo em 2009 após a renúncia de Geraldo Pereira (PMDB), o Jarrão, em eleição marcada pela união do vereador do PSDB com o bloco de oposição do PMDB. Agora Fernandes deve cumprir parte do acordo e renuncia para que Maurício da Silva (PMDB) assuma o cargo. Só que na eleição do ano passado Silva era o segundo vice-presidente e agora com nova renúncia a composição da mesa que tinha cinco nomes, passa a ter só três e nenhum deles é vice-presidente.

Tudo isso está previsto no regimento interno e novas eleições só estão previstas em caso de ausência ou impedimento do 1º e 2º vice-presidentes. Se isso ocorrer assume interinamente a presidência o vereador mais idoso, que deve convocar nova eleição no prazo máximo e improrrogável de quinze dias, para o preenchimento individual dos cargos vagos.

Como os vereadores continuam divididos em dois blocos iguais, a oposição, que tem o vereador mais idoso, dificilmente deixará de ocupar a direção da câmara.

Resta então saber se os trabalhos seguirão no mesmo ritmo de 2009, com pedidos minuciosos de informações, rejeição de requerimentos e descaso com algumas denúncias, conforme a conveniência dos trabalhos.

Mas de qualquer forma o ano com Maurício da Silva no comando promete ser mais tranquilo.

Vereador experiente, sem falas impulsivas e com pretensões políticas, deve aproveitar o ano para mostrar mais serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories