terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais educação, mais empregos, mais igualdade social

Foi muito difícil decidir sobre o que escrever sobre o episódio do assalto no centro de Tubarão. Porque tem tanta coisa pra se dizer que eu nem sei por onde começar.

Dizer que esta violência vem sendo anunciada há muito tempo? Perguntar por que depois de vinte assassinatos nos últimos dois anos e meio pouco se fez para mudar o quadro, que na verdade só piora?

Sei lá, muito difícil a situação que chegamos.

Mas tudo isso é consequência. Só prender os assassinos, só prender os traficantes já não resolve mais.

É preciso agir lá atrás e evitar que estas pessoas se envolvam com o tráfico, com o crime, que virem assassinas e que gente inocente perca a vida por consequência disso tudo.

É preciso mais investimento em educação, em saúde, em desenvolvimento. A população precisa de educação de qualidade, de empregos com boa remuneração, que garantam uma condição social aceitável e de menor desigualdade.

Se nada disso for feito, vamos continuar só falando da conseqüência que é isso que estamos vendo. Uma sociedade desigual, sem perspectiva para boa parte da população e um crescimento absurdo da violência. Tornando cidades tranqüilas como as nossas em lugares onde a população tem medo de sair na rua, no meio da tarde.

Amanhã na audiência pública que vai ocorrer em Tubarão vão cobrar uma solução do secretário de segurança e defesa do cidadão Ronaldo Benedet (PMDB). Está certo, mas ele só atua na consequência.

Lembrem de cobrar soluções para as causas. Portanto cobrem pela manutenção de turmas nas escolas, mesmo se tiver menos de quinze alunos, de cobrar por uma Casa Lar, que Tubarão não tem, por um Conselho Tutelar e um CIP mais eficiente, por um local para recuperação de dependentes químicos, por melhores empregos, por mais investimentos sociais em geral.

Só assim para mudar esta realidade de conseqüências e poucas soluções.

Leia mais...
Segurança: compromisso de todos
Tolerância zero por aqui também
Maurício pede mais policiamento
Uma verdadeira sensação de (in)segurança
Ponticelli critica segurança pública de SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories