terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Piso Nacional de Policiais. Fim dos bicos?

Todo mundo sabe que o salário de Policiais Militares e Bombeiros não é lá estas coisas e que muitos deles fazem bicos para complementar a renda. Ou seja, nas horas de folga, quando deveriam descansar para depois prestar um melhor serviço à sociedade, eles procuram por mais trabalho.

Isso é proibido, mas se faz vista grossa e se deixa passar.

Pois bem, é para acabar com os bicos que surgiu a PEC 300/08 que já foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados. O valor do Piso Nacional ainda não está definido e se for aprovado vai ser determinado por lei complementar. Tem deputado inclusive sugerindo que se incluam também os policiais civis.

Já em Santa Catarina, o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), disse em uma entrevista que gostaria de legalizar o bico, permitindo que os policiais prestem serviço para empresas privadas, devidamente fardados e armados. Dessa forma, em caso de algum delito já poderiam atuar também no combate ao crime.

E agora, quem é que tem razão?

Garantir um salário digno para os profissionais da segurança é uma importante medida para diminuir a corrupção e motivar estes servidores na proteção da sociedade.

Será que se esta PEC for aprovada o governo catarinense vai ignorar o Piso Nacional dos Policiais da mesma forma que ignora o Piso Nacional dos Professores?

Educação e segurança são assuntos importantes que aparecem sempre entre as prioridades da classe política e também nas necessidades da população, só que o discurso anda bem longe da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories