terça-feira, 2 de março de 2010

Interesses diferentes

O encontro político de ontem (1º/3) reuniu prefeitos que defendem a manutenção da tríplice aliança. Mas pareceu mais um encontro em defesa da candidatura de José Serra (PSDB) à presidência.

Por que isso? Porque apesar da excelente representação política com prefeitos de diversas regiões do estado, faltou uma maior participação do PMDB, o maior partido da atual polialiança que governa Santa Catarina há quase oito anos com Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

E mais ainda, faltou o PMDB de Tubarão. O presidente do diretório municipal não participou e também nenhum dos vereadores da cidade. Não é questão de desmerecer quem lá esteve. O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), participou, mas a ausência dos representantes locais pegou mal.

Esta situação deixou até constrangido o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), que é um dos motivadores destes encontros que tem ocorrido pelo estado e teve que dedicar parte da fala para justificar as dificuldades vividas dentro do partido.

Mas o encontro municipalista realizado em Tubarão mostra as dificuldades de composição e interesses para as eleições de outubro. Com maioria de prefeitos do PSDB, todos defenderam o apoio incondicional à pré-candidatura do governador de São Paulo José Serra à presidência da república. A manutenção da tríplice aliança também foi pedida, mas em segundo plano.

O discurso mais acalorado em defesa da união, foi do prefeito Ronério, que conclamou a força dos 205 prefeitos filiados aos partidos da tríplice aliança como ponto forte para uma campanha vitoriosa e que mantenha a descentralização no estado.

O esvaziamento do evento pela ausência de lideranças do PMDB também mostra um partido dividido em seus interesses. Em nível nacional deseja um coligação com o PT. No Estado isso é quase impossível e em Tubarão uma distância enorme entre PMDB e PSDB demonstra que a unidade de forças para as eleições de 2010 ainda tem alguns obstáculos para serem vencidos.

E para colocar mais dúvida ainda na questão, enquanto os prefeitos se reuniam em Tubarão, o senador Raimundo Colombo (DEM), anunciava no Oeste que será candidato em qualquer situação, com ou sem tríplice aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories