terça-feira, 30 de março de 2010

A oportunidade de renovação

Até junho quando termina o prazo para as convenções muito pode mudar, mas esta semana, quem não deixar os cargos fica impossibilitado de ser candidato

Na semana passada, duas desistências de candidaturas deixaram dois partidos em busca de nomes para disputar as eleições de 2010. No PMDB, o deputado estadual Genésio Goulart, anunciou que não vai disputar a reeleição. No PP o ex-deputado federal e atual secretário nacional de Saneamento Básico, Leodegar Tiscoski, também anunciou que não disputa as eleições e que vai continuar no Ministério das Cidades.

Preencher as vagas com nomes em condições de se eleger é muito importante para a região manter e ampliar a representatividade. Mas as desistências abrem uma outra grande oportunidade para os partidos: a renovação de lideranças.

O PMDB busca dentro de suas bases um nome que possa despontar para a recuperação da hegemonia na cidade. Com a vitória de Eduardo Moreira nas prévias do último sábado ganham força os nomes ligados a esta ala. O professor Valter Schmitz da Unisul é um dos preferidos, mas já descartou a possibilidade. Outro que representa uma virada é o secretario de saúde de Tubarão Roger Augusto, que ainda é filiado ao PMDB de Treze de Maio. Mas ele mesmo acha muito difícil ser indicado. Com isso ganha força o advogado Alexandre Moraes. Uma coisa é certa, o PMDB escolhe um nome para 2010 pensando nas eleições de 2012.

No PP, o vereador mais votado em Tubarão em 2008, Deka May, colocou-se à disposição para disputar as eleições para deputado federal. Pode ser também uma escolha visando 2012. Outros nomes da região Sul se ofereceram para a indicação. O vereador Giovanni Zappellini, de Criciúma e o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, aceitam o desafio.

O prazo esta semana é curto e deve apresentar novidades antes da páscoa chegar.

Um comentário:

  1. Rafael o Advogado Alexandre Moraes como voce mesmo comentou na UNISULTV deverá mesmo se o candidato do PMDB, adicionou importantes apois dentro do partido como Julio Cancelier, Erminio Medeiros, presidente da JPMDB, pessoas ligadas a area da educação na GEREI o PMDB de Pedras Grandes, o prefeito Brunel de Capivari, que inclusive ja se manifestou publicamente, Valdinho Geloza do gabineto do deputado Genesio, Henrrique Faraco, o chefe de gabinete de Genesio e por ai vai, tem capitalizado muito tendo em vista sua posição firme dentro do PMDB a favor de Eduardo Mpreira, que tambem ja se manifestou dizendo ser um grande nome renovando o partido.
    Foi estabelecido ontem prazo ate terça da semana que vem para oficialização de nomes, e ate dia 15 deste mes a executiva deverá definir o candidato.
    Sobre Caio o natural é que apoie Alexandre Moraes por um motivo simples, Alexandre foi o coordenador de sua campanha de vereador, sendo que Evandro o seu principal adversario.
    Abraço e parabens pela atuação como comentarista politico da NOSSA UNISULTV.

    Agnaldo Filippi
    Bacharel em direito formado pela UNISUL

    ResponderExcluir

Categories