quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um mês para definir

Os partidos entram no último mês de prazo para negociar coligações e definir os candidatos nas eleições deste ano. O cenário ainda pode mudar muito até o dia 30 de junho que é o prazo final para as convenções. Mas os movimentos mais recentes permitem uma leitura do momento.

O PT realiza um encontro estadual neste sábado, dia 29, e a pauta é a definição dos candidatos. Seria uma pré-convenção. E com um quadro pré-definido fica difícil para o partido compor na chapa majoritária sem abrir mão do que for decidido.

O que se tem certeza é de que o PT não vai coligar com PSDB, DEM e PPS que são os partidos que vão apoiar José Serra para presidente. Este partidos inclusive argumentam que qualquer composição que venha a ser feita tem como condição o apoio ao candidato tucano.

Com isso sobra para o PT o PP e o PMDB. Estes dois partidos andam na balança no quesito Serra. O partido de Ângela Amim faz parte do Governo Lula, mas acena ficar do lado tucano. O PMDB nacional já decidiu que vai estar com Lula, mas em Santa Catarina existe resistência.

O próprio candidato peemedebista disse ontem (26/5), em entrevista ao jornalista Adelor Lessa, que vai tratar do assunto com Michel Temer (PMDB), o vice de Dilma Roussef e não com o PT catarinense.

Na tríplice aliança os partidos conversam de olho nos adversários. Se houver união entre PP e PT fica mais próxima a manutenção da coligação. E assim pode variar de acordo com as conversas que vão se alongar durante o mês.

Entre o que já está definido, o que parece mais concreto é a estratégia do PT catarinense que tratou de firmar alianças com partidos menores e já garantiu dobrar o tempo que terá na televisão. Caso não coligue com algum deles os petistas contam com o apoio de partidos como o PR que pode estar com outro candidato, mas é certa a participação na base de apoio de Dilma.

O mesmo ocorre com o PPS que está fechado com Serra, mas esta semana já conversou com PP e PMDB.

Como se vê, o jogo é complicado e nebuloso e os próximos 30 dias prometem colocar cada peça em seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories