terça-feira, 15 de junho de 2010

Nucleação de escolas em Imaruí está prevista para julho

O tema nucleação das escolas em Imaruí continua em discussão na cidade. De um lado a secretaria de educação que argumenta que a medida vai gerar qualidade de ensino. Do outro está a população e os professores que gostariam de ter sido consultados antes da decisão. Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, o presidente Pedro Raimundo Sobrinho (PPS), se juntou ao coro dos vereadores Elina Roussenq (PMDB) e Vanderlei Cunha (PMDB), o Vando, e apresentou requerimento que solicita quatro reuniões do poder executivo, com os pais, alunos e professores, no Salão Paroquial das comunidades: São Tomáz, Aratingaúba, Cangueri de Fora e Forquilha do Rio D’una. Abaixo, publico a reportagem exibida na Unisul TV

2 comentários:

  1. No município de Imaruí hoje existe apenas uma escola multisseriada, por questões geográficas. Imaruí possui uma grande extensão territorial, e essa característica deve ser respeitada. A qualidade da educação acontecerá na própria comunidade, equipando as escolas, e possibilitando melhorias em todos os sentidos, considerando que os prédios escolares foram reformados, equipados e construídos recentemente. O município foi contemplado com um recurso do governo federal em parceria com o estadual no valor de 4 (quatro) milhões de reais para investir nas escolas e hoje o prefeito quer fechar essas escolas, sem ouvir os pais, sem ouvir as comunidades, sem respeitar os professores. Foi nucleada uma escola no município no início do ano e em virtude das péssimas condições das estradas os alunos estão mais de 30 dias sem aula.
    Quadra coberta? Aulas de inglês? Salas de informática? Quadras polivalentes? Onde estão essas melhorias? Querem fechar as escolas no meio do ano e levar alunos para escolas que estão sob investigação do Ministério Público Federal. Os pais em protesto vão tirar os filhos das escolas do município e matricular nas escolas estaduais. Falta de respeito! Despreparo, falta de planejamento. Estão brincando de ADMINISTRAR!

    ResponderExcluir
  2. Entendo que a nucleação está sendo imposta sem qualquer discussão com as comunidades envolvidas, pais de alunos, professores, o que demonstra a falta de transparência da administração. O prefeito administrou de forma equivocada os recursos, com a compra de livros sem licitação no valor de cento e sessenta mil reais, e agora está faltando dinheiro para pagar os professores, sendo que os alunos é que vão ser sacrificados. Atualmente existem alunos que estão há mais de trinta dias sem frequentar as aulas em virtude das péssimas condições das estradas, fato que irá se repetir e aumentar o número de alunos sem aula, ocasionando até a perda do ano letivo. O prefeito tinha se comprometido com as comunidades e os vereadores que iria se reunir com eles para decidir sobre o assunto, porém está fazendo de forma autoritária e sem dar oportunidade para discussão sobre o assunto. Assim, entendo que a nucleação está totalmente equivocada e não trará qualquer benefício para os munícipes.

    ResponderExcluir

Categories