terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atenção para o que eles dizem

O horário eleitoral começa hoje e é a oportunidade para os eleitores conhecerem candidatos e propostas.

Tem muita gente para o eleitor prestar atenção. E como tem.

Temos atualmente no Brasil 27 partidos políticos. Em Santa Catarina 26 estão organizados, mas nem todos vão ter candidatos nestas eleições.

Isso é muito ou é pouco?

As opiniões são divergentes, e esse número pode aumentar.

De vez em quando, fazendo uma pesquisa aqui e outra ali, descubro o nome de algum partido que está tentando obter o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E cada vez mais me surpreendo com a quantidade que aparece.

O TSE analisa mais de 35 pedidos de formação de partidos políticos. Tem sigla para todos os gostos e ideias. Tem Conservadores, Jovens Cristãos, da Mulher, do Esporte, Ecológico, Livre, da Pátria Livre, Nacionalistas, Federalista e Operários.

Os mais curiosos pra mim são o Movimento Negação da Negação e o Partido Pirata do Brasil. Isso mesmo Pirata e Negação! O que será que eles querem dizer? É piada sobre assunto sério?

Para conseguir o registro definitivo os partidos precisam ter pelo menos 101 integrantes e 468 mil assinaturas de apoiadores em pelo menos nove estados.

É bem possível que você seja abordado nas ruas por algum representante destes partidos pedindo assinatura de apoio. Dê uma olhada no que estão pedindo e confira se você concorda com a ideologia deles.

Criar ou participar de um partido é uma forma democrática de expressar ideias e lutar por projetos. Mas também não dá para abusar da democracia.

Se com 27 partidos, nem todos têm condições de lançar candidatos, imagina se esse número passar dos 50.

Não vai haver fundo partidário que dê conta para sustentar todas estas siglas.

Por isso eleitor, participe do processo, confira o que os candidatos estão dizendo e que ideias eles representam. Não seja surpreendido por nomes e propostas que você nunca ouviu falar. O voto é uma procuração que o cidadão dá para os políticos. E você não assina uma procuração para qualquer um não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories