terça-feira, 31 de agosto de 2010

Debate: impressões que ficaram

O debate entre os candidatos a governo de Santa Catarina, realizado no domingo pela Unisul TV ainda repercute.

Quem veio e quem não veio deixou uma impressão no eleitor.

Primeiro, quem foi que disse que debate não muda o voto de alguém? Eu sei de gente que mudou a opinião depois do programa de domingo. Ainda tem eleitor indeciso, é verdade. Mas muitos aproveitaram o que os candidatos disseram para fazer uma avaliação.

Um dos candidato que deixou uma impressão muito boa no debate foi Rogério Novaes (PV). Em todos os comentários que ouvi pela cidade, as pessoas falaram que gostaram do comportamento e do posicionamento dele.

A ausência da candidata do Ideli Salvatti (PT) também foi outro assunto que rendeu. Houve repercussão estadual, mas neste caso quem mais perdeu com a ausência da senadora foram os candidatos a deputado do partido na região. A informação em cima da hora de que ela não viria pegou muita gente desprevenida. Havia grande mobilização para acompanhar o debate e simpatizantes de outras cidades vieram a Tubarão para assistir o programa. Ficaram desapontados.

Um comentário:

  1. Quem esperou dos candidatos principais algum tipo de destaque no debate, certamente ficou decepcionado.
    Afinal, Ângela Amin (PP) e Raimundo Colombo (DEM) tiveram uma participação acanhada. Isso sem falar na ausência de Ideli Salvatti (PT), o que prejudicou ainda mais sua campanha na região.

    Não foi difícil perceber que os melhores candidatos - em relação à participação no debate - foram aqueles que concorrem por partidos pequenos e que, de alguma maneira ou outra, defendem a esquerda radical. Confesso que fiquei impressionado - e ouço isso nas ruas também - com a preparação de muitos "esquerdistas". Com clara exceção do candidato Carmelito Smieguel (PMN), que parecia perdido em relação ao debate, todos os demais "esquerditas" souberam aproveitar a oportunidade e passar ao eleitor suas ideologias e propostas.
    Coisas que os candidatos "tradicionais" Ângela e Raimundo não souberam.
    Não que eles tenham sido ruins, não. Mas que muitos esperavam mais, isso não sou o único que percebeu. Ângela chegou a se engasgar na hora de pronunciar "ressocialização" duas vezes e Colombo fugiu de todas as críticas que dispararam contra ele. Em especial a que o candidato Gilmar Salgado (PSTU) fez em relação a sua "vista grossa" no caso das secretarias regionais quando da formação da tríplice aliança.

    Creio que o maior destaque, entretanto, foi para a Unisul TV, que mais uma vez saiu na frente e proporcionou aos eleitores de Tubarão e região um debate amplo e democrático.
    Convidar todos os candidatos foi o grande trunfo da noite de domingo.
    Um pena que alguns não souberam aproveitar a oportunidade, sobretudo aqueles que já estão à frente nas pesquisas e que, talvez até por soberba, se achem invencíveis.

    João Manoel Nunes

    ResponderExcluir

Categories