quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Transporte público é direito do cidadão, mesmo sem lucro

A Câmara de Vereadores de Tubarão recebe hoje os empresários do setor de para discutir o transporte coletivo na cidade. A população tem reclamado dos serviços prestados.

Os problemas neste setor são muitos. O movimento, é evidente, caiu nos últimos tempos e com isso aumentou o número de carros nas ruas. As empresas alegam que com pouco movimento, algumas linhas não tem o retorno financeiro suficiente para cobrir os custos e a consequência é a suspensão do serviço. Os usuários, que tem direito com lucro ou sem, também reclamam do preço das passagens, das péssimas condições dos abrigos de passageiros e da localização dos pontos de ônibus.

Por isso, e muito mais, é importante a reunião pública que está sendo convocada pelos vereadores. O transporte público é a única solução para o caos no trânsito que já estamos enfrentando. Tubarão tem um dos maiores índices na relação número de carros por habitante.

E uma coisa é consequência da outra. Tudo isso aliado a cultura de valorizar o individual sobre o coletivo gera problemas desse tipo.
Mas convenhamos, com horários restritos, veículos sem conforto, lotados, estradas esburacadas quem é que não quer trocar o aperto de um ônibus pelo conforto de um carro.

E este problema não é exclusivo das linhas municipais de Tubarão. Algumas cidades vizinhas também estão eliminando os horários e muita gente que precisa do transporte está ficando sem opções.

A frota de veículos particulares cresce numa velocidade muito maior do que os governos conseguem construir estradas, pontes e pavimentar ruas.

O desprezo das políticas públicas ao transporte coletivo, deixando de lado ideias e investimentos nesta área vão deixando as soluções cada vez mais caras e raras.

Os candidatos do momento falam nas propostas que tem para educação, saúde e crescimento econômico. Falam em duplicação de rodovias e pavimentação de outras. Mas o que tem de concreto para contribuir com a mudança de cultura do cidadão com respeito ao transporte público.

A população não pode ficar sem opções de ir e vir. Investir neste área é também diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nós ainda não estamos ficando horas presos em engarrafamentos como vemos nas grandes cidades. Mas será que a lição não será aprendida?

Que a reunião de hoje seja um começo para se encontrar uma solução. Pois se nada continuar sendo feito, a gente já sabe como vai acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories