segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Olávio foi bem, mas nada garante 2012

Surpresas com o segundo turno nacional e com a definição em primeiro turno aqui no estado. A expectativa é que poderia ser diferente. Mas eu gostaria de me ater aos resultados de Tubarão.

Há dois anos, quando Manoel Bertoncini foi eleito prefeito, escrevi um comentário em que dizia que o grande vitorioso era Carlos Stüpp, porque fazia o sucessor e com uma grande margem de votos.

Agora, depois dos resultados de ontem aqui na cidade, deve-se dizer que a situação mudou para o ex-prefeito e ele foi um dos maiores derrotados. Não conseguiu se eleger deputado estadual e não foi o mais votado na cidade que administrou por dois mandatos.

Mas toda derrota, só será mesmo arrasadora se ela não servir para nada. O resultado das urnas precisa ser interpretado para corrigir os erros e pensar no futuro, se ainda se pretende algum.

Já Olávio Falchetti manteve a onda crescente iniciada em 2008 e foi o grande vencedor em 2010. Foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade e superou adversários e campanhas mais estruturadas. Sai das urnas com o nome mais forte para a disputa da prefeitura em 2012.

Mas manter esta força já é uma outra conversa. Olávio sempre disse que não aceita coligação e o PT sozinho já mostrou que não é tão forte assim. Como candidato a prefeito e a deputado, Olávio foi muito bem, mas o partido não conseguiu eleger nem vereador em 2008.

Será que o PT toparia uma coligação com o PMDB? Ou melhor, Olávio aceita um acordo desse tipo? Não iria contra o que ele defende?

E o PMDB de Tubarão? Se já estava quebrado e dividido depois de três derrotas consecutivas em pleitos municipais, agora ficou até sem um representante na Assembleia Legislativa. Se ainda tinha cacos para juntar, precisa fazer isso de maneira urgente.

Ontem na Unisul TV, o deputado federal Edinho Bez adiantou que vai assumir o comando da recomposição do diretório do partido prevista para março de 2011. Do jeito que está não pode continuar disse o deputado.

Outro nome que merece ser lembrado pelo desempenho nas urnas é o vereador Edson Firmino que foi o segundo mais votado para deputado federal, só perdendo para Edinho Bez. Qual papel ele poderá ter no pleito de 2012, só o tempo pode dizer. Mas os resultados de ontem apontaram caminhos a ser seguidos para quem está bem, ou precisa de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories