quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PEC dos vereadores: projeto deveria corrigir outros pontos

A pauta das sessões ordinárias está trancada por uma Medida Provisória e três projetos. Por isso talvez a votação não saia hoje e por isso também muitos vereadores interessados nesta decisão não foram para Brasília.

Em toda a Amurel, Tubarão, Laguna, Imbituba, Braço do Norte, Capivari de Baixo e Jaguaruna vão ter aumento no número de vagas. Se for aprovada esta PEC, vão ser 22 novas cadeiras nas câmaras. Junto com esta decisão também deve vir a diminuição do repasse de recursos para as câmaras. Ou seja, o aumento de vereadores não significa aumento de despesas.

Mas falar somente nestes pontos é esquecer de outros que também são muito importantes. Eu não sou contra o aumento de vereadores, mas por que ao mesmo tempo que se fala em aumentar, não se fala em diminuir o número de vereadores em cidades pequenas?

Tudo bem que dez vereadores em Tubarão é muito pouco. Sendo que em Santa Rosa de Lima, que tem 2% da população daqui, são nove vereadores. Então se é para corrigir, que se faça a correção completa.

E outra situação muito importante. Se aprovada, esta PEC deveria valer somente em 2012. As regras da eleições do ano passado não eram estas. Elas foram decididas um ano antes, em 2007, e mudar assim no meio do jogo é muito feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories