quinta-feira, 5 de agosto de 2010

É preciso mais do que o voto regional

Associações empresariais das três microrregiões do sul confirmaram a campanha pelo voto regional. Em reunião realizada ontem em Criciúma decidiram que vão divulgar os nomes dos candidatos com domicílio eleitoral na região. A campanha começa no dia 17 e a lista vai ser feita por ordem alfabética, com o nome que vai estar urna eletrônica.

Este é um caminho para fortalecer a região, mas ainda é preciso mais.

Campanhas como essa de voto regional ou voto pelo sul já foram feitas em outras oportunidades. Agora sob consulta à justiça eleitoral, as associações adotaram este formato e assim pretendem divulgar os nomes de quem é do sul. Mas é preciso mais.

Eu já escrevi aqui que mais do que o endereço de cada um é preciso que o eleitor se informe das propostas e interesses que os candidatos tem e representam.

Mas de volta a campanha das associações, o trabalho delas deve continuar seguidamente após o resultado das urnas. Caso contrário todo esforço terá sido em vão como, inclusive, já foi.

Em 2006, a região Sul elegeu 10 deputados estaduais com domicílio eleitoral na região. Isso representa 25% da Assembleia Legislativa, que tem 40 deputados. Nenhuma outra região do estado conseguiu uma bancada tão grande.

Só que durante o mandato, estes dez deputados nunca estiveram juntos ou trabalharam como uma bancada unida. Dois deles foram secretários estaduais durante quase todo o tempo. Um virou prefeito em 2008 e outro foi para o Tribunal de Contas. De dez a bancada ficou com seis. Três governistas e três da oposição. E mesmo assim, alguns raramente passaram por aqui.

Então de nada vai adiantar se novamente a região conseguir repetir este desempenho, e depois ao longo do caminho os deputados trabalharem desunidos e com interesses diferentes.

As mesmas associações que agora vão pedir o voto regional devem depois cobrar ações concretas sobre as prioridades regionais. E da mesma forma que vão fazer agora, devem divulgar o nome daqueles que não trabalham pela região, que faltam as reuniões e que não dão atenção para as nossas reivindicações.

Assim, além de se votar pelo endereço, também o eleitor vai poder escolher pela lista de trabalhos prometidos e prestados.

Um comentário:

  1. Caro Rafael,

    Excelente análise realizada nesta matéria, não há dúvida de que apenas o trabalho integrado pode melhorar ainda mais nossa região. Precisamos de deputados de palavras e ações, e além disso da cobrança contínua de todos nós.
    Vamos aguardar!

    Roger Augusto

    ResponderExcluir

Categories