quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Diárias em Capivari: é preciso transparência

O vereador Elto Ramos (PDT), o Eltinho, pediu ao atual presidente da Câmara de Capivari de Baixo, Francisco Santos (PSDB), o Seu Chico, e ao ex-presidente e atual secretário de Desenvolvimento Rural, Valmiro Rosa (PMDB), o Bila, esclarecimentos e relatório de gastos com diárias em 2009. Eltinho quer saber em detalhes como foram gastos os R$ 283 mil revelados em reportagem do Diário Catarinense de segunda-feira.

O assunto deve ser esclarecido o mais breve possível, sob o risco de colocar todos os vereadores no mesmo balaio. Um valor tão alto não deve ter sido gasto com poucas pessoas, o que indica que muitos vereadores e funcionários devem ter recebido as diárias.

A única tentativa de justificar os gastos até agora veio do vereador Ricardo Arboite (PP), que por e-mail avaliou que “todas as capacitações foram importantes para a legislatura assim como buscas de recursos e ações em prol do município, capacitações estas, muitas realizadas pelo próprio TC, MP, assim como a Alesc”, escreveu.

“Sabemos que não foram somente todos vereadores capacitados (oito novos), também funcionários, que prestam serviços essenciais de altíssima responsabilidade para o funcionamento correto da casa legislativa.” completou.

Tudo bem vereador, mas será que era preciso gastar quase R$ 300 mil com isso?

De acordo com as determinações do Tribunal de Contas (TC), lei orgânica e disponibilidade financeira, o ato de conceder as diárias é exclusivo do presidente da casa, portanto, esperamos, que além de Arboite, que nem faz parte da mesa diretora, o ex-presidente Bila também se manifeste. Ou então o próprio TC ou Ministério Público informem se tem algo de errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories