sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rodízio de vereadores e deputados

O rodízio de vereadores e deputados virou moda na política atual. Uma nota publicada aqui na quarta-feira sobre a mudança nas regras das licenças na Assembleia Legislativa gerou curiosidade e divergência entre os leitores. Se ocorrer, o tempo mínimo passaria de dois para quatro meses, e poderá ter conseqüências no comportamento dos deputados.

O jornalista Matheus Madeira, e membro do diretório do PT de Tubarão, informou que o acordo dentro da coligação já era de quatro meses, o que na prática garante ao suplente Olávio Falchetti (PT) presença na próxima legislatura.

Outro leitor ficou surpreso com a prática entre os partidos e perguntou “mesmo não sendo eleitos eles vão fazer rodízio do cargo?”

É isso mesmo, hoje em dia os suplentes não entram em cena somente quando os titulares tiram licenças de saúde ou para outras situações particulares. Os rodízios já são acertados previamente, com o objetivo de garantir a motivação de todos na campanha. É com os votos de todos que se forma a legenda e por consequencia tem-se o número final de vagas.

Atualmente, na Câmara de Tubarão, ocorrem rodízios entre os vereadores do PSDB e PP. Curiosamente, nem sempre os que estão no topo da lista aceitam ocupar os cargos por períodos de 30 dias. Albertina Carvalho (PSDB), a Beth Xuxa, só aceitou assumir por 120 dias. Na atual legislatura, em alguns momentos, cinco suplentes estiveram ocupando cargos simultaneamente.

Leia mais...
Rodízios podem acabar na Alesc

Um comentário:

  1. Essa dos rodizios me pegou em cheio tenho que admitir.
    Sugiro um post ou quem sabe um programa na Unisul TV ou rapidinhas chamado
    "Pegadinhas da democracia e/ou eleição"
    Mostrando esse tipo de coisa que o povão (de onde eu venho) não conhecem.
    Outra coisa que não entendo é tal Legenda temporária que tem duração de um periodo eleitoral. Pra mim soa como uma entidade que agrega candidatos de partidos/coligações e que serve pra favorecer os menos votados do partido, usando os votos dos mais agraciados pelo povo.
    Ouvi falar disso depois do Tiririca ser eleito em SP, quando as pessoas disseram "junto com ele vão entrar mais 2 ou 3 palhaços, por causa da legenda".
    O povão não conhece essas artimanhas da classe política e da democracia, o que gera ai esse tipo de atitude do eleitorado, votando como se estivesse c@($*do.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Categories