quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É tudo uma questão de educação

Este projeto da chamada Lei dos Bares está há muito tempo em discussão na cidade. Fala-se em interesses econômicos, moralismo excessivo e diferentes interpretações. O projeto já foi e voltou para as revisões dos vereadores diversas vezes.

Este projeto só está em discussão porque a sociedade não tem conseguido superar os problemas de segurança e de consumo de drogas. A discussão da lei não deveria estar focada no horário de funcionamento dos bares, restaurantes e similares. Deveria se definir limites para a venda de bebidas alcoólicas e a partir daí se mudaria o comportamento do público.

Por exemplo, se for autorizada a venda de bebida alcoólica somente até as duas da manhã, poucos vão ser os lugares que vão funcionar além deste horário. E não importa se o show começou tarde, como foi o caso da Produsul na semana passada. Seria no ‘bico seco’ como se diz na gíria. Duvido que teríamos tantos eventos de madrugada.

Mas também acho que tudo isso é uma questão de educação. E ao se falar em educação não se pode deixar de falar nos professores. Hoje é o dia deste profissional que é tão importante para uma sociedade e que vem sendo tão desvalorizado.

Um exemplo da desvalorização é o piso nacional da categoria. Há quase um ano foi definido um valor e poucos são os municípios e Estados que adotaram o piso de 950 reais. E o que se faz para exigir que a lei seja cumprida? Muito pouco.

Tem um comercial de televisão circulando por aí, convidando as pessoas a seguirem esta carreira. E não é só propaganda não, mas país nenhum no mundo cresce e evolui sem investir em educação.

Então, vamos nos manifestar também sobre a situação dos professores e da educação. Quem sabe, se isso melhorar vamos ter menos problemas de violência, consumo de drogas e não precisaremos nos preocupar com a hora que as pessoas devem sair e voltar pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories